Universidade Lúrio

Faculdade de Ciências Agrárias

A Faculdade de Ciências agrárias (FCA) da Universidade Lúrio é uma instituição pública de ensino superior vocacionada para formar uma nova geração de técnicos superiores de qualidade em ciências agronómicas e florestais competentes, comprometidos com o desenvovolvimento, ciência e bem estar as comunidades rurais.

Esta faculdade deu inícios as suas actividades em 2009 com dois cursos, nomeadamente Licenciatura em Engenharia de Desenvolvimento Rural e Licenciatura em Engenharia Florestal. Estes cursos são de regime presencial cuja duração é de quatro (4) anos compreendidos em oito (8) semestres. Esta unidade académica é a primeira na região norte do país a oferecer os cursos referidos.

Inicialmente, a FCA funcionou provisoriamente nas instalações do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA) na cidade de Lichinga, tendo sido transferido definitivamente em Julho de 2012 para o Campus de Wanaangu no distrito de Sanga, situado à aproximadamente  60 Km da cidade de Lichinga.

Apraz-nos mencionar, contudo, o seu maior desafio é constituir um ensino superior de excelência, qualidade, e de reconhecimento Internacional.

  •  
  • Directora da Faculdade de Ciências Agrárias  Fatima Jamal Ismael Directora da Faculdade

 

PERFIL

Fátima Jamal Ismael, de nacionalidade moçambicana, natural de  Maputo. Emigrou-se cedo de Moçambique a Portugal, país no qual  obteve o diploma do  nível Secundário pela Escola Secundária Carlos Amarante de Braga em 2004. No ano de 2009, formou-se em Engenharia  Agronómica com práticas em Ciências  Zootécnicas na Escola Superior Agrária do Ponte de Lima (ESAPL) e, mais tarde, especificamente em 2011, o concluiu o curso de Mestrado em Engenharia Agronómica com  inclinação à produção Hortícola pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em Portugal.


Actualmente:  Directora da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Lúrio. Outrora, respondeu pela Direcção Pedagógica da mesma Faculdade. Nessa Unidade Orgânica, colaborou na coordenação do curso de Engenharia em Desenvolvimento Rural.


Investigação e Experiência:  Colaborou na criação do programa Controlo Biológico na Faculdade de Ciências Agrárias, junto ao projecto de  produção de hortícolas ora em execução. Estudou o perfil dos sistemas de produção de tomate em Chókwè, cingindo-se na comparação do maneio utilizado nas diferentes épocas de produção dessa mesma cultura.  Publicou o Estudo dos  Serviços de manutenção preventiva de equipamentos de ordenha.  Participou no estudo de agricultura de conservação, cujos resultados preliminares foram publicados na conferência CADE 2015. Colaborou  na telecomunicação no “Call Center” da Zon Multimédia, no serviço de apoio ao cliente para a televisão.

Conferências e seminários

Participou da formação profissional em apicultura, promovido pela FRUTIMEL e o Ministério da Mulher e Acção Social.

Participou na elaboração da candidatura ao projecto “del8” da ONG Associação de Leigos Missionários da Consolata, Objectivo 4, na componente de Produção Agropecuária na região de Empada, Guiné-Bissau. Objectivo: correcção das carências alimentares existentes na região.

Participou no seminário: SCRAPIE- POLÍTICAS SANITARIAS E DE MELHORAMENTO. Projecto INTERREG – III A “Estudio del estado sanitário de las producciones ganaderas y mejora de los canales de comercialización del ganado de la zona transfonteriza”. Ponte de Lima e prestou  assistência à apresentação da exposição do projecto “África com vida”. Ponte de Lima.