Universidade Lúrio

Faculdade de Ciências Naturais

A Faculdade de Ciências Naturais (FCN) é uma das cinco Faculdades da Universidade Lúrio que se encontram distribuídas por três províncias no Norte de Moçambique. Surge da divisão em 2010 da Faculdade de Engenharia e Ciências Naturais. A FCN está estabelecida na cidade de Pemba partilhando o mesmo campus Universitário com a sua homóloga, a Faculdade de Engenharia. A FCN lecciona exclusivamente o curso de Ciências Biológicas, escolhido com base em interesses estratégicos locais e regionais, atendendo à necessidade de um melhor conhecimento e aproveitamento das potencialidades dos recursos naturais, capazes de propiciar uma gestão eficiente e sustentável, aliando a protecção da Natureza e o desenvolvimento da sociedade e comunidades locais.

A FCN assume como missão gerar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, com intuito de destacar-se como Instituição de referência nacional e internacional na formação de uma nova geração de profissionais competentes, críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com intervenções transformadoras na sociedade e comunidades locais e em última instância propiciando-lhes um desenvolvimento sustentável.

  • Marcelino Inácio Caravela Director da Faculdade

PERFIL

Nascido na Província da Zambézia, centro de Moçambique,terminou em 2008 a Licenciatura em Ensino de Biologia pela Universidade Pedagógica. De 2008 a 2011,trabalhou no Instituto de Formação de Professores de Inhaminga em Sofala, como formador de Metodologias de Ensino de Ciências Naturais para Professores do Ensino Primários. Em 2011, transferiu-se para a Faculdade de Ciências Naturais (FCN) na Universidade Lúrio em Pemba, Cabo Delgado, norte de Moçambique onde investigou a diversidade de macroalgas na zona intertidal da praia de Nanhimbe; conservação de estruturas morfológicas de plantas em álcool e ensina no Curso de Ciências Biológicas a Botânica, Biologia de Campo e Ecologia Terrestre. Em 2012 foi vencedor do concurso de  financiamento do FDI do qual construiu uma estufa e Jardim Botânico Sistemático na fase avançada  para suportar as aulas de Botânica e Biologia de Conservação no curso de Ciências Biológicas na FCN. Em 2016 fez o mestrado em Ecologia Aplicada na universidade de Aveiro, Portugal com a dissertação final sobre ``Caracterização Palinológica e Físico-Química de Méis da Serra do Buçaco``. Actualmente desenvolveu a nova linha de pesquisa e está a estudar a flora como um recurso para as abelhas e o estado socioeconómico de apicultura na região norte de Moçambique para o desenvolvimento da comunidade local. Adicionalmente, é coordenador de muitas actividades como o aumento de abundância e diversificação de plantas, comercialização de plantas ornamentais e estudos sistemático de diversidade de plantas na estufa do Jardim Botânico da FCN.