Universidade Lúrio

Faculdade de Ciências Naturais

A Faculdade de Ciências Naturais (FCN) é uma das cinco Faculdades da Universidade Lúrio que se encontram distribuídas por três províncias no Norte de Moçambique. Surge da divisão em 2010 da Faculdade de Engenharia e Ciências Naturais. A FCN está estabelecida na cidade de Pemba partilhando o mesmo campus Universitário com a sua homóloga, a Faculdade de Engenharia. A FCN lecciona exclusivamente o curso de Ciências Biológicas, escolhido com base em interesses estratégicos locais e regionais, atendendo à necessidade de um melhor conhecimento e aproveitamento das potencialidades dos recursos naturais, capazes de propiciar uma gestão eficiente e sustentável, aliando a protecção da Natureza e o desenvolvimento da sociedade e comunidades locais.

A FCN assume como missão gerar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, com intuito de destacar-se como Instituição de referência nacional e internacional na formação de uma nova geração de profissionais competentes, críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com intervenções transformadoras na sociedade e comunidades locais e em última instância propiciando-lhes um desenvolvimento sustentável.

  • Director da Faculdade de Ciências Naturais Mestre Harith Morgadinho Faroq Director da Faculdade

PERFIL

Harith Morgadinho Farroq, nasceu em Maputo e fez a sua licenciatura em Biologia em Portugal, na Universidade de Aveiro onde fez também o mestrado em Biologia Marinha. Retornou a Moçambique, Pemba para ser docente na Faculdade de Engenharia e Ciências Naturais da Universidade Lúrio. Quando houve a separação da Faculdade foi apontado como Director Adjunto da Faculdade de Ciências Naturais e no ano seguinte foi elevado ao cargo de Director. É autor de livros infantis, livros escolares de Biologia para o ensino secundário e de artigos científicos. A sua área de especialização é a herpetologia na qual faz inventários um pouco por todo o Moçambique