Universidade Lúrio

Faculdade de Engenharia

A Faculdade de Engenharia (FE) é uma das cinco Unidades Orgânicas da universidade Lúrio, e está sediada na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado. Foi criada no ano de 2008, altura era denominada Faculdade de Engenharia e de Ciências Naturais (FECN). Em 2013, através de despacho reitoral, foi extinta a FECN e criadas duas faculdades, nomeadamente FE e FCN (Faculdade de Ciências Naturais). A FE está vocacionada à formação superior e goza de autonomia científica, pedagógica, cultural e de gestão administrativa e financeira, nos termos da legislação aplicável em geral, dos estatutos e da regulamentação interna da Universidade Lúrio. A FE é a primeira Instituição pública de Ensino Superior a ministrar cursos de Engenharia na região Norte de Moçambique. Ela foi criada com o objectivo principal de expandir os cursos de Engenharia para a região Norte, proporcionando oportunidade das pessoas residentes nesta região poderem formar-se nas áreas de engenharia.

 

  • Director da Faculdade de Engenharia  Elídio Tomás da SilvaDirector da Faculdade

Elídio Tomás da Silva, natural de Maputo, fez a sua formação básica em Química Analítica na Escola Industrial 1º de Maio, o nível médio em Electrónica Industrial no Instituto Industrial de Maputo e formação superior do 1º e 2º ciclo em Engenharia Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, Portugal, tendo defendido sua dissertação de Mestrado com o tema “Técnicas de Transmissão para sistemas de Portadora Múltipla MC-CDMA”, inserido em sistemas de comunicações de quarta geração, em Dezembro de 2008. Estagiou, antes do seu regresso a Moçambique, no projecto PMatE (Projecto Matemática para o Ensino), como programador de questões de escolha múltipla. Em 2009, ingressar na Faculdade de Engenharia e Ciências Naturais, como Assistente nas disciplinas de “Fundamentos de Programação” e “Arquitectura de Computadores”.

Em 2010, torna-se responsável do Departamento de Engenharia Informática, cabendo-lhe ainda a missão de coordenar o curso de Licenciatura em Engenharia Informática. Em 2013, com a abertura dos cursos de Licenciatura em Engenharia Mecânica e Civil, tem a tarefa de coordenar o início daqueles cursos até à indicação de directores dos cursos. Em 2014, efectiva-se a separação da Faculdade de Engenharia e Faculdade de Ciências Naturais e, com a saída para continuação de estudos do então director-adjunto Pedagógico, ele assume esta nova tarefa, até Maio de 2015, altura em que é indicado director da Faculdade de Engenharia.