UniLúrio e AVSI colaboram na realização do projecto PLATIP - Planeamento Territorial Integrado e Participativo da cidade de Pemba

A Universidade Lúrio, através da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, em parceria com a Fundação AVSI - People for development, realizaram nesta quinta-feira (23) um encontro de apresentação do Projecto PLATIP - Planeamento Territorial Integrado e Participativo a ser efectuado na cidade de Pemba.

O projecto PLATIP, apresentado pela representante da AVSI, Dra. Dorothea Naujoks, tem como objectivo contribuir para a boa governação e o desenvolvimento local sustentável através do fortalecimento do contributo das Organizações da Sociedade Civil e das Autoridades Locais na definição, realização e monitoria de planos integrados de desenvolvimento territorial, por conseguinte, promover o fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil, a governação eficaz do território e o desenvolvimento local no município de Pemba, em particular das áreas degradadas, através de uma abordagem integrada, participativa, inclusiva e multisectorial.

Na sua intervenção, a representante da fundação AVSI, Dorothea Naujoks, salientou que um dos resultados esperados do projecto PLATIP é o desenvolvimento humano integral melhorado e consciência dos direitos e deveres, difundida em benefício dos jovens e das mulheres dos bairros degradados através da formação e inserção profissional no sector da gestão dos recursos naturais e de actividades culturais e desportivas.

O projecto, com duração de três anos, tem como grupo alvo, entre membros das Organizações da Sociedade Civil, técnicos, funcionários e líderes comunitários, vinte mil moradores de dois bairros degradados escolhidos como áreas-piloto, dos quais 500 jovens e mulheres se beneficiarão directamente duma actividade e suporte concreto.

A Faculdade de Arquitectura e Planemento Físico dará o seu apoio no levantamento de dados físico ambientais nos territórios escolhidos, e, bem como suporte técnico para a elaboração do plano de intervenção.

A Fundação AVSI é organização não governamental que opera nos campos da saúde, higiene, educação, formação profissional, recuperação de áreas urbanas marginalizadas, agricultura, meio ambiente, micro-empreendedorismo, segurança alimentar e emergências humanitárias, ajudando mais de 2.600.000 de beneficiários.

O encontro contou com a participação do director da faculdade, Arq. Isequiel Alcolete, director Adjunto Científico, Arq. António de Amurane, docentes e estudantes que estarão envolvidos no projecto PLATIP.