Investigadora da FCN participa em formação sobre Bait Remote Underwater Video Survey (BRUVs), na República da Tanzania.

Gelica Inteca, investigadora da Faculdade de Ciências Naturais (FCN)da Universidade Lúrio, afecta ao Departamento de Ecologia Marinha, participou numa formação sobre "Bait Remote Underwater Video Survey (BRUVs)", na cidade de Tanga, Tanzânia.

A formação teve como objectivo capacitar os participantes na utilização da tecnologia de BRUVs, que consiste em estimar as populações de peixes gigantes, especialmente os tubarões. BRUVs é uma técnica usada para quantificar o tamanho, distribuição, identificação das populações de peixes, principalmente aquelas que não estão acessíveis em mergulho scuba. Por ser importante na monitorização de peixes, esta tecnologia será de mais-valia para trabalhos futuros na FCN, no âmbito de criação de uma base de dados de distribuição, abundância de peixes ao nível da Província de Cabo Delgado.

Esta formação, está alinhado ao projecto Global Finprint coordenado pela CORDIO EAST AFRICA, cuja FCN faz também parte. A pesquisa centra-se em estudos de peixes de recifes de corais.

Na perspectiva da investigadora, esta formação irá contribuir para o desenvolvimento de trabalhos similares em Moçambique, para além dos previstos neste projecto.