UniLúrio Celebra 10 anos e Gradua 149 profissionais em Nampula

A Universidade Lúrio (UniLúrio) completa amanha, dia 29 de Junho, 10 anos desde a sua criação. Acto este celebrado hoje, dia 28 de Junho, onde em simultâneo a UniLúrio graduou, 149 profissionais nas áreas de Arquitectura e Planeamento Físico, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Medicina Dentária, para os cursos de licenciatura, e mestrados em Medicina Tropical e Saúde Internacional e em Educação em Ciências de Saúde.

A Cerimónia, realizada no Campus Universitário de Marrere, na cidade de Nampula, contou a com a presença especial do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyuse, o Magnífico Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, o ministro de Ciências e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Prof. Doutor Jorge Nhambiu, Sua Excelência Víctor Borges, Governador da Província de Nampula, o antigo reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Jorge Ferrão, para além de dezenas de pessoas, entre pais e/ou encarregados de educação, estudantes, docentes, Corpo Técnico Administrativo da UniLúrio, entre outros convidados.

Na ocasião, o representante das famílias do programa “Um Estudante, Uma família”, da Faculdade de Ciências de Saúde, louvou este programa uma vez que vem proporcionando uma melhoria na saúde e ambiente das comunidades nela inserida.

Na sua intervenção, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyuse, saudou a todos os presentes e em particular aos graduados, referindo que com esta cerimónia o país conta com mais profissionais qualificados que darão seu contributo para a melhoria das condições de vida das populações. Do mesmo modo, felicitou a direcção pelo percurso consistente através da qual esta engajada em formar uma nova geração de profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento das comunidades. Parabenizou ainda pela celebração dos 10 anos da UniLúrio, referindo que com a sua criação, o governo pretendia reduzir as assimetrias regionais e garantir o desenvolvimento socioeconómico mais equilibrado do país, permitindo assim, que mais cidadãos tivessem igual oportunidade de acesso ao ensino superior público.

Por sua vez, o Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, agradeceu pela presença de todos, em particular aos graduados e mestres, pelo árduo e merecido objectivo alcançado desejando-os êxitos, saúde e prosperidade. “Queremos, pois, reafirmar o nosso compromisso de, mesmo diante de todos os constrangimentos, continuar a crescer com qualidade e de nos fortalecermos institucionalmente, de modo a projectarmo-nos como uma universidade de referência, nos pais, na região e no mundo”, disse.

Na evento, foram homenageados figuras e instituições que concorreram para que a Universidade Lúrio se tornasse o que é hoje, em particular ao primeiro reitor desta  Universidade, Prof. Doutor Jorge Ferrão.

A UniLúrio cresceu, em 10 anos, de 1 faculdade com 3 cursos, 140 estudantes, 20 docentes e 32 funcionários para 7 faculdades, 30 cursos (4 deles de mestrado), 3334 estudantes, 456 docentes e 352 funcionários. O qual já colocou no mercado de trabalho mais de 1200 estudantes.