Unilúrio Inaugura Edifício da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

A Universidade Lúrio inaugurou na última 4ª feira, o edifício da sua mais recente unidade, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, cujas actividades iniciaram em Março último, com 120 estudantes.

O projecto desta faculdade, na área das humanidades, surge do plano estratégico da universidade 2016-2020, assente sobre o pilar de fortalecimento institucional e crescimento com qualidade.

A cerimónia presidida pelo Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, que no seu discurso referiu-se a importância da existência de uma faculdade na Ilha de Moçambique, particularmente oferecendo cursos de Turismo e Hotelaria e Desenvolvimento Local e Relações Internacionais, áreas prioritárias no plano do Governo para o desenvolvimento do país.

O Ministro realçou que a Ilha de Moçambique é um destino turístico importante e estratégico, e que com a faculdade trará o impulso necessário para que se faça da cultura uma das vertentes de turismo a explorar e que a esta cidade deve constituir um dos maiores campos de pesquisa cientifica no pais e no mundo, potenciando o facto de ser patrimonio mundial da humanidade. A Ilha e seu povo devem tirar proveito integral desta faculdade.

O reitor da UniLúrio, na ocasião, fez referência as parcerias estratégicas que a faculdade adoptou, como a Universidade Nova de Lisboa, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e mais recentemente o Instituto Conficius. Este último na leccionação da lingua mandarim, actualmente uma lingua estratégica no mundo dos negócios.

Ainda na sua intervenção, Francisco Noa, agradeceu ao povo da Ilha de Moçambique por terem acolhido e se apropriado do projecto, ao Governo Provincial de Nampula pelo apoio dado e ao Governo Central pela aprovação desta que será uma unidade que não apenas responderá a demanda pelo ensino superior, a resposta de formação em áreas de interesse do país, mas também contribuirá para o desenvolvimento da Ilha, da provincia de Nampula e do país.