FCSH realiza primeiro Sarau Cultural

A FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), a mais recente faculdade da Universidade Lúrio, realizou o seu primeiro Sarau Cultural, a 29 de Junho do ano em curso.

O evento que era esperado há bastante tempo, não poderia ter encontrado melhor oportunidade do que dia 29 de Junho, dia da Universidade Lúrio. Este Sarau era já esperado porque fora pensado para celebrar o início do ano lectivo 2017 que era simultaneamente o início das actividades da mais nova faculdade da UniLúrio e na Ilha de Moçambique que testemunhou a concretização dum sonho que parecia impossível: o advento do ensino superior nesta pequena (mas de grande simbolismo histórico) parcela de Moçambique.

A animar aquela tarde do dia festivo da UniLúrio, estiveram os alunos da FCSH com algumas manifestações culturais que têm sido ensaiadas no dia dedicado às AEC (Actividades Extra Curriculares) que em boa hora e sabiamente a direcção daquela faculdade introduziu no seu projecto formativo. Além da Tuna Académica que cantou e encantou ao som das guitarras (entoando canções sobre a UniLúrio, sobre a Independência de Moçambique - já que ainda se estava dentro da oitava do 25 de Junho - e sobre a paz), o grupo de teatro ‘’não deixou os seus créditos em mãos alheias’’ e exibiu uma linda e educativa peça de teatro sobre o ‘’Estudar na UniLúrio’’; como não poderia deixar de ser, a poesia também teve o seu merecido espaço. E para encerrar, veio a surpresa oferecida por um subgrupo da Tuna Académica: a execução da dança N’sope que a Universidade Lúrio promoveu o seu resgate através do Festival N’sope é Saúde que se realiza anualmente desde 2010, mas que nunca tinha sido executada por estudantes da UniLúrio.

A afluência ao local do Sarau foi marcada sobretudo por crianças que como "flores que nunca murcham", constituem o amanhã da UniLúrio. E porque a Ilha de Moçambique de mais diversão necessita, mais Saraus virão, como prometem os alunos da FCSH.