Estudante da FCSH visita a República Popular da China a convite do Instituto Confúcio

Milena Racia, estudante de 17 anos de idade a frequentar o Curso de Desenvolvimento Local e Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Lúrio, visitou recentemente a República Popular da China, a convite do Instituto Confúcio no âmbito do programa de "Acampamento de Verão", promovido por esta instituição, vocacionada para o ensino e difusão da língua e cultura chinesa. Milena fez parte de uma delegação de pouco mais de 20 estudantes pertencentes a várias instituições de ensino superior de Moçambique, que concluíram com êxito o Nível 1 do curso de Língua Chinesa, que é também leccionado na FCSH na Ilha de Moçambique.

Em conversa que a estudante manteve com o Director da Faculdade, Chefe do Departamento de Línguas e Culturas e o Professor da Língua e Cultura Chinesa, ela não escondeu a sua imensa gratidão por ter sido privilegiada com esta oportunidade que descreve como tendo sido maravilhosa e sem igual.

Durante a sua permanência na China, que durou pouco mais de 20 dias, este grupo foi submetido a uma experiência intensiva de contacto com a língua e cultura chinesa, tendo visitado vários locais de interesse, onde tiveram a oportunidade de entrar em contacto próximo com o modo de vida do povo chinês. Esta experiência constituiu igualmente bons momentos de intercâmbio cultural, tendo as delegações visitantes a oportunidade de apresentar o melhor da cultura do seu país de origem, por meio da dança e do artesanato.

Milena após esta viagem reteve uma impressão positiva da China e do povo chinês, um povo organizado, acolhedor, simpático e prestativo, aspectos manifestados pela forte e rica cultura chinesa.