Estudantes da FCA realizam pesquisa com o WWF

Um grupo de seis estudantes da FCA integrou recentemente uma equipa de pesquisadores do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) que realizou um levantamento de linha de base sobre água, saneamento e higiene em quatro aldeias dos Postos Admnistrativos de Melulula e Cóbue, no Distrito do Lago, província de Niassa.

Esta iniciativa é parte da cooperação das duas instituições e pretende que o levantamento sirva de referência para a implementação do programa WASH, a ter lugar nas aldeias acima referenciadas, visando promover iniciativas de Água, Saneamento e Higiene.

Os estudantes da FCA foram seleccionados mediante o seu desempenho nas V Jornadas Científicas Estudantis que tiveram lugar entre os dias 26 e 29 de Setembro de 2017, numa iniciativa para estimular a pesquisa e a inovação tecnológica na instituição. Com este estímulo, os estudantes tiveram a oportunidade de ganhar experiência em pesquisa e acredita-se que o trabalho destes poderá contribuir para a melhoria de vida das comunidades abrangidas pelo programa.

O director adjunto para a área científica, Caetano Serrote, faz uma avaliação positiva da iniciativa e destaca a importância das instituições parceiras no apoio à pesquisa. “A parceria com o WWF veio para ficar e estão agendadas para 2018 mais acções de cooperação envolvendo estudantes e docentes da FCA por forma a incentivar a participação destes nas actividades de pesquisa. Temos ainda a tarefa de efectivar os acordos de cooperação com outras instituições tanto nacionais como internacionais, por meio de elaboração de projectos conjuntos de pesquisa e de mobilidade académica para financiamento”, afirmou.

O programa WASH terá a duração de 2 anos e conta com o financiamento do WWF Suécia e do WWF USA.

sinema izlefilm izleswefilm123moviesputlocker

swesubs