Slide item 1
Reitor e Vice-Reitores

Vice-Reitora para área Académica

Prof. Doutora SÓNIA MARIA ATAÍDE MACIEL

Doutorada em Ciências Animais (Melhoramento Animal Aplicado) pela Universidade de Free State (Bloemfontein), na África do Sul, mestrada em Ciências Animais (Fisiologia Reprodutiva) pela Universidade de Oklahoma (Stillwater) nos Estados Unidos da América, e Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade Eduardo Mondlane. A Prof. Doutora Sónia Maciel nasceu em Angoche, província de Nampula, a 12 de Abril de 1962. Iniciou a sua carreira profissional como técnica média de Pecuária no, então, Centro de Investigação de Estudos de Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial (CEFRIA) em 1982. Posteriormente, prosseguiu como investigadora do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) na área de recursos genéticos pecuários e consultora com forte experiência na área de produção e sanidade animal orientados aos sectores produtivos de âmbito familiar e empresarial e sector da educação vocacional. 

Como investigadora do IIAM, possui experiência na administração e funcionamento do sector público, coordenação de equipes multi-disciplinares, mentoria e supervisão de investigadores e técnicos, desenvolvimento de estudos e de projectos de investigação e assistência técnica orientados aos sectores produtivo comercial e familiar com especial enfase para as comunidades rurais e igualdade de género. Tem sido coordenadora e principal investigadora de vários projectos de desenvolvimento de carácter multi-disciplinar com base na comunidade rural, envolvendo vários tipos de organizações, orientados ao enriquecimento das populações através de orientação e suporte técnico no desenvolvimento e implementação de tecnologias ligadas ao melhoramento da produtividade animal em sistemas integrados de agro-pecuária. Neste contexto, participou na elaboração e desenvolvimento de vários projectos estratégicos orientados ao desenvolvimento do sector familiar e alívio á pobreza, estudos de mercado, desenvolvimento dos curricula orientados ao sector da educação vocacional de níveis superior e médio nas áreas de produção e sanidade animal (das várias espécies pecuárias), projectos de implementação e assistência técnica dos sectores de bovinos (leite e carne), búfalos de água e pequenos ruminantes (caprinos e ovinos), bem como de suínos e aves. Neste âmbito, trabalhou em várias regiões e províncias do País. 

Possui experiência como docente, tendo exercido esta tarefa na Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Medicina Veterinária, e no Instituto Superior Politécnico de Gaza(ISPG), Chókwè, onde foi também membro da Comissão Instaladora e Directora Pedagógica. Tem estado igualmente envolvida no desenvolvimento e revisão dos curricula de nível superior e médio para a área pecuária e no treino de docentes para a implementação dos respectivos curricula.

Possui várias publicações científicas e didácticas para uso da investigação agrária e das comunidades bem como do sector produtivo em diferentes níveis de escolaridade. Possui vários artigos científicos publicados em revistas científicas internacionais na sua área de especialidade; é membro do quadro editorial de duas revistas científicas internacionais na área do Ambiente e de Produção Animal,membro da Sociedade Sul-africana de Ciências Animais (SASAS) e da Ordem de Médicos Veterinários de Moçambique. 

Participou e elaborou vários documentos estratégicos ligados ao desenvolvimento e políticas da investigação e desenvolvimento agrário em Moçambique, com ênfase na produção de bovinos (leite e corte) e pequenos ruminantes. Possui vasta experiência no desenho e implementação de programas de Reprodução Animal Assistida (Inseminação Artificial e Transplante de Embriões), controlo e maneio sanitário, bem como no desenho, coordenação, implementação, monitoria e avaliação de programas de selecção e importação de animais pecuários ligados à conservação dos recursos genéticos pecuários indígenas, tendo sido coordenadora executiva dos programas da FAO nesta área. Possui igualmente vasta experiência na área de desenho e gestão de projectos integrados de desenvolvimento comunitário.

Foi Directora Regional da Fundação AgaKhan entre 2011 e 2012, em Cabo Delgado e Coordenadora Senior do Investimento Comunitário (consultora) na Anadarko Mozambique Area 1 (AMA1), entre 2013 e 2016, em Cabo Delgado (Palma).  

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz
wowcappadocia.computlockerstoworld

Saiba como chegar

Top