Slide item 1
Notícias

Funcionários da UniLúrio fazem leitura do Projecto UDI - África

Cerca de dez funcionários da Universidade Lúrio (UniLúrio) fazeram parte de um projecto internacional, liderado pela Universidade Nova de Lisboa, que se insere no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem.

O programa, que conta com o financiamento de um milhão de euros do programa ERASMUS+ da União Europeia, tem em vista a realização de capacitação no ensino superior.

A UDI-África pretende, desta forma, promover a capacitação das universidades africanas parceiras, para dar melhor resposta aos desafios sócio-económicos das regiões onde actuam, contribuindo para a promoção do desenvolvimento local de forma sustentável e inclusiva.

Fazendo uma leitura do tempo de formação, 4 a 18 de Março, Pedrito Carlos Chiposse Cambrao, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), que visitou o King's College London (KCL), parte do projecto UDI-Africa, destaca a importância da experiência face aos desafios relacionados a sua área de actuação.

Durante a visita ao KCL, Cambrao participou em seminários e palestras que serviram de catalisadores para recolha, assimilação e troca de experiência com os demais participante do projecto.

O Arq. Isequiel Alcotele, Director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), que esteve em Bruxelas, no âmbito do referido projecto, faz uma avaliação positiva desta experiência, destacando a visita e exercícios em laboratórios, estudos ao Canal de Bruxelas (Infra-estrutura hidráulica) e demonstração do software "sketsha” ligado a arquitectura, como alguns dos tópicos importantes abordados na formação, que serão de mais-valia no processo de leccionação.

Caetano Serrote, Docente da Faculdade de Ciências Naturais (FCA), que esteve na Universidade Nova de Lisboa para estudar “Economia, Maneio e Sustentabilidade”, diz que a experiência serviu para criar relações de cooperação científica com pesquisadores portugueses e para aprender a gerir recursos naturais. Esta afirmação é defendida por Fidel Bilika, docente da faculdade acima referenciada (também formado na Universidade Nova de Lisboa), que diz que a iniciativa permitiu-lhe assimilar práticas pedagógicas conducentes a melhoria da qualidade de ensino.

Tendo em conta que os Champions têm a missão de partilhar os conhecimentos adquiridos (efeito multiplicador), os formados, que já se encontram em Moçambique, continuam a desenvolver projectos para facilitar o processo de produção e partilha de conhecimento nas diversas áreas.

De referir que durante os próximos dois anos que constituem o tempo de duração do UDI-África, juntam-se à NOVA outros parceiros – universidades e organizações da área da educação europeias e africanas, duas redes e uma organização não governamental (ONG): King's College London (Reino Unido); Universite Libre de Bruxelles (Bélgica); Universiteit Maastricht (Holanda); Universidade Agostinho Neto (Angola); Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique); Universidade Katyavala Bwila (Angola); Universidade Lúrio (Moçambique); Instituto de Empreendedorismo Social (Portugal); EFMD - The Management Development Network (EFMD); Reseau des Universites des Capitales de L'europe (UNICA); Fundação Girl Move - Associated Partner (Moçambique).

  

 

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz

Saiba como chegar

Top