Caraterização palinológica e físico-química de méis da Serra do Buçaco

Marcelino Inácio CARAVELA, Miguel VILAS-BOAS, Paulo António RUSSO-ALMEIDA e Paulo SILVEIRA

Introdução:

O Mel é uma substância naturalmente açucarada, que é produzido por Apis mellifera, a partir de néctar, secreções de plantas ou de secreções de insetos sugadores de plantas.

Dez amostras de mel, provenientes da Serra do Buçaco, foram estudadas, para identificar a origem botânica e avaliar a qualidade das mesmas, esta última mediante a análise de vários parâmetros físico-químicos. Estas análises efetuaram-se para uma caracterização dos méis da Associação dos Apicultores do Litoral Centro, sobretudo porque as mesmas amostras eram empiricamente classificadas e rotuladas pelos apicultores da Associação como méis de origem multifloral.

Em função da origem botânica e de uma análise microscópica especializada, o mel pode ser classificado de origem Monofloral ou Multifloral de acordo com a análise qualitativa. Mas, de acordo com a análise quantitativa, o mesmo mel pode ser classificado como sendo de néctar ou de melada.

Foram objetivos deste trabalho:
- Analisar o espetro polínico e os elementos de melada;
- Determinar a humidade, cor, condutividade elétrica e perfil em açúcares;
- Avaliar a frescura dos méis;
- Determinar as propriedades antioxidantes;
- Investigar diferenças físico-químicas entre os tipos de méis.

Resumo completo