FCN assina Memorando com ADPMAIP

Imprimir

A Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pesca (ADPMAIP) e a Faculdade de Ciências Naturais (FCN) celebraram no dia 18 de Setembro do ano em curso um Memorando, na Sala Magna do Campus da UniLúrio – Pemba que tem por objectivo estabelecer princípios e regras que vão reger a cooperação que abarcará aspectos ligados a investigação do mar, águas interiores e pescas, para além da gestão de recursos naturais, educação ambiental, desenvolvimento comunitário e fortalecimento institucional.

No seu discurso, o Director da FCN, Marcelino I. Caravela explicou a importância do memorando para a FCN, uma instituição que tem um compromisso na área de conhecimento científico, e na sua responsabilidade social envolve temas como a sustentabilidade ambiental com enfoque directo na defesa da biodiversidade. Caravela diz que o Memorando tem importância simbólica, juntando a universidade às direcções provinciais, neste caso concreto a DPMAIP, para, de forma conjunta, desenvolver a investigação científica e outros processos relacionados.

O Director da FCN disse que a sua instituição estava pronta para o referido desafio, pois, na FCN existem 3 departamentos científicos (Ecologia Terrestre, Ecologia Marinha e Botânica), para além do Centro de Investigação e Conservação Ambiental (CICA) e uma forte massa crítica preparada para investigar questões relacionadas a biodiversidade e aplicar saberes científicos para a mitigação dos problemas ambientais daí resultantes.

Por seu turno, o representante da DPMAIP explicou que a expectativa deste memorando era a melhoria na cooperação entre quadros da DPMAIP e docentes e discentes da FCN, na partilha de informações, conhecimentos científicos e resultados que permitam a transferência de saberes para as comunidades, uma vez que o memorando permitirá a complementaridade das acções realizadas pelas duas instituições. Contudo, o Director da DPMAIP conta, ainda, com a formação do capital humano da DPMAIP em matérias ligadas a preservação do meio ambiente marinho costeiro, a restauração do mangal, a poluição marinha e outras áreas afins, de modo a melhorar a produção e produtividade de recursos pesqueiros.

 

Participaram do evento Membros do Governo, funcionários e estudantes da Universidade Lúrio e a sociedade em geral.