Slide item 1
Notícias

2019 – Ano Eduardo Mondlane

Foi do decorrer do ano passado, 2018, que o Presidente da República, Filipe Nyusi, declarou que este ano será marcado pela comemoração dos 50 anos após a morte do Arquitecto da Unidade Nacional, Eduardo Mondlane, ocorrido a 3 de Fevereiro de 1969.

Sob o lema “50 anos celebrando Eduardo Mondlane arquitecto da unidade nacional”, Filipe Nyusi falou sobre a data momentos após a deposição de uma coroa de flores, na Praça dos Heróis Moçambicanos, no dia 4 de Outubro, aquando das comemorações do Dia da Paz e Reconciliação.

Nyusi disse, na altura, esperar que as comemorações da passagem de 50 anos da morte de Eduardo Mondlane sirvam para a reflexão e introspecção sobre os caminhos que estamos a trilhar, bem como, a contribuição de cada um, para fazer face aos desafios do presente, rumo à paz efectiva, onde o exercício democrático seja uma realidade.

Nyusi falou sobre Mondlane como “homem que tudo dedicou, incluindo a sua própria vida, para que o sonho de um país livre, próspero e de felicidade fosse uma realidade”, como forma, não só de enaltecer os seus feitos, como também de chamar o povo moçambicano a uma análise mais profunda sobre a vida daquele herói, que como muitos outros, permitiram que Moçambique fosse um país livre.

Importa referir que no decorrer deste ano, ao nível da Universidade Lúrio (UniLúrio) várias actividades, de âmbito académico, cultural, desportivo, etc, poderão ser levadas a cabo, como forma de activamente comemorar o ano de Mondlane. Todas as actividades poderão culminar com a comemoração do centenário de Mondlane no próximo ano.

 

 

 

 

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz
wowcappadocia.computlockerstoworldfmovies

Saiba como chegar

Top