Slide item 1
Notícias

FE recebe equipamentos para laboratórios

A Faculdade de Engenharia (FE), da Universidade Lúrio (UniLúrio), recebeu, recentemente, uma doação de diversos equipamentos, para equipar os laboratórios, doados pela ANADARKO e financiados pelo FDI, pelo Antigo Ministério dos Recursos Minerais (MIREM) e INP (Instituto Nacional de Petróleo).

Segundo Gabriel Mulaúzi, Coordenador do Curso de Licenciatura em Engenharia Civil, o material recebido insere-se no projecto do apetrechamento dos laboratórios, o que vai impactar directamente o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que vai dinamizar o processo de leccionação, permitindo que os estudantes tenham um conhecimento directo, através de aulas experimentais.

Mulaúzi explica que o material doado poderá permitir ainda que a FE faça prestação de serviços (uma vez que o laboratório pode fazer ensaios diversos), o que permitirá fazer a manutenção dos equipamentos.

  

Especificações do Laboratório de Engenharia Civil (Ensaios de caracterização físico - mecânica de solos, argamassas e betões):

Trata-se de um ambiente experimental que tende a suprir a necessidade que o processo de ensino e aprendizagem vinha apresentando, assim como possibilitar o auto-sustento da instituição através da prestação de serviços à sociedade.

O Laboratório está dotado de equipamentos fundamentais que permitem classificar os solos por diversos ensaios e determinar suas características, como por exemplo a densidade, a resistência dos agregados ao desgaste, a determinação directa do índice de vazios, à plasticidade, o limite de liquidez, teor de humidade, baridade, capacidade de penetração, níveis de compactação e ainda determinar possíveis tensões admissíveis dos solos de modo a apoiar os estudos estruturais de fundações e estruturas de suporte.

É também possível fazer os ensaios de compressão, flexão e tracção na flexão de argamassas e betões, dando uma leitura das tensões de ruptura de uma dada amostra; determinar o índice de vazios nas argamassas; aplicar equipamentos de perfuração regulada destinados a abrir canos em paredes, lajes de piso/cobertura, e ainda a medição da resistência de uma dada superfície em betão já executada.

O material informático do laboratório foi seleccionado para responder eficientemente às especificações recomendadas pelos fabricantes dos softawares de suporte aos ensaios.

  

Está prevista ainda para breve à recepção de mais equipamentos destinados aos ensaios mecânicos que estará sob a responsabilidade do Departamento da Engenharia Mecânica, da FE, que darão suporte aos ensaios levados a cabo nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Estruturas Metálicas, entre outras.

O laboratório conta com uma tecnologia moderna, fabricada pela MATEST na sua maioria, uma marca italiana que tem vindo a responder satisfatoriamente a necessidade dos profissionais da engenharia, o que vai certamente preparar os estudantes para o campo prático profissional.

Desafios: Construir as instalações definitivas dos Laboratórios; Preparar diversos docentes para a leccionação experimental dentro do Laboratório e no campo; envolver os estudantes de forma activa nestas aulas, cultivando neles o hábito de ensaiar qualquer que seja o material à empregar nas construções; convencer a sociedade com a qualidade de serviços que se pretende prestar, tornando-se líder em matéria de experimentação e adquirir mais equipamentos de modo a cobrir outras áreas da Engenharia no geral.

 

 

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz
wowcappadocia.computlockerstoworld

Saiba como chegar

Top