UniLúrio Lança Cursos Superiores Profissionalizantes

Imprimir

A Universidade Lúrio (UniLúrio) lançou, na última sexta-feira, 14 de Junho, os Cursos Superiores Profissionalizantes (CSP), com o objectivo de criar bases para uma formação acelerada de jovens e demais interessados, em cursos técnicos, visando responder, não só à demanda do mercado do trabalho, como também dar balizas/oportunidades, aos visados, para investirem em auto-emprego, apostando no empreendedorismo, como forma de reduzir as assimetrias referentes aos elevados índices de desemprego no país.

Trata-se de "Mapeamento Geológico", a ser leccionado em Pemba, "Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (HSST)" e "Medição e Orçamentação de Projectos e Obras de Construção Civil", ambos a decorrerem no Campus de Marrere e no Instituto Industrial e Comercial 3 de Fevereiro.

   

Falando sobre o grande marco da instituição que dirige, o Magnífico Reitor, Prof. Doutor Francisco Noa, fez um resumo radiográfico sobre o crescimento da UniLúrio, em diversos aspectos, como a abertura de novas Unidades de Ensino, nomeadamente, a da Ilha de Moçambique (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e a UniLúrio Business School (UBS), o que implicou no alargamento do número de cursos, resultando no crescimento da população estudantil.

  

Francisco Noa, explicando o facto de a UniLúrio ter como missão de educar e formar uma nova geração de profissionais competentes, comprometidos com a ciência, o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades locais, frisou o facto de os cursos serem os primeiros, da modalidade, a serem introduzidos no país, comparativamente aos demais que seguem o modelo clássico e vão de três a seis meses.

  

Aprovados no Conselho Universitário (CUN), em 2018, os Cursos Superiores Profissionalizantes, segundo Noa, são uma porta para colocar, no mercado de trabalho, novos profissionais com competências e que estejam à altura dos desafios que possam surgir. Ademais, são (os cursos) uma forma para impactar significativamente no desenvolvimento do país, em diversas perspectivas.

"Temos como grande motivação e convicção de que estamos a responder às aspirações e expectativas de muitos jovens do nosso país, bem como do mercado do trabalho e do próprio Governo" - explica.

Fazendo a apresentação dos cursos, a Prof. doutora Amélia Mandane, Presidente da Comissão Instaladora dos Cursos Superiores Profissionalizantes, explicou que a “UniLúrio tem como bases um ensino superior de excelência, qualidade e competitividade”. Tal enquadramento serve para justificar a necessidade de formar uma nova geração de profissionais comprometidos com o desenvolvimento do país.

  

"O estudante, num período de tempo, vai beneficiar-se de uma formação com vista a obter competências técnicas e profissionais. No final, da formação, sairá apto para responder às necessidades do mercado de trabalho" - Explica.

Amélia Mandane, indo mais ao fundo, disse que a ideia dos cursos é de elevar o nível de empregabilidade, criando empreendedorismo (por parte dos jovens), respondendo às necessidades do mercado do trabalho.

O evento, além da comunidade académica e demais interessados, contou com a presença do Magnifico Reitor da Academia Militar Samora Moisés Machel, Custódio Chume.