Faculdade de Ciências Agrárias
A Faculdade de Ciências agrárias (FCA) da Universidade Lúrio é uma instituição pública de ensino superior vocacionada para formar uma nova geração de técnicos superiores de qualidade em ciências agronómicas e florestais competentes, comprometidos com o desenvovolvimento, ciência e bem estar as comunidades rurais.
Esta faculdade deu inícios as suas actividades em 2009 com dois cursos, nomeadamente Licenciatura em Engenharia de Desenvolvimento Rural e Licenciatura em Engenharia Florestal. Estes cursos são de regime presencial cuja duração é de quatro (4) anos compreendidos em oito (8) semestres. Esta unidade académica é a primeira na região norte do país a oferecer os cursos referidos.
Inicialmente, a FCA funcionou provisoriamente nas instalações do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA) na cidade de Lichinga, tendo sido transferido definitivamente em Julho de 2012 para o Campus de Wanaangu no distrito de Sanga, situado à aproximadamente 60 Km da cidade de Lichinga.
Apraz-nos mencionar, contudo, o seu maior desafio é constituir um ensino superior de excelência, qualidade, e de reconhecimento Internacional.
Directora da Faculdade
PERFIL
Leonid Carlos Moisés è natural de Chimoio, província de Manica, é casado e pai de dois filhos. Trabalha na Faculdade de Ciências Agrárias desde Março de 2018. É director da Faculdade desde Março de 2019. Antes de ingressar na Universidade Lúrio, trabalho no Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) desde a sua criação em 2005. Fez parte dos primeiros docentes que fundaram a instituição.
É licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade Eduardo Mondlane, com uma monografia que versava sobre a "Determinação do Nível Económico do Ácaro Vermelho (Tetranychussp) no Tomate de Época Quente No Perímetro Irrigado de Chókwè".É Mestre em Tecnologias Agrícolas – especialização em protecção de plantas pela Universidade d Sydney – Austrália, tendo abordado sobre o tema “EffectsofRedPepperMitesandTrichodermaspponMushroom (Agaricusbiosporus) Yield”.
Ao longo da sua carreira como docente, já supervisionou mais de 10 monografias, relacionadas com áreas de produção e protecção de plantas. Actualmente, a sua linha de pesquisa concentra-se nas áreas de protecção de plantas, tecnologias pós colheita e mudanças climáticas.