Faculdade de Ciências de Saúde celebra dia do médico moçambicano

A Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) da Universidade Lúrio (UniLúrio) celebrou hoje (28 de Março), no campus universitário de Marrere, na cidade de Nampula, o dia do Médico Moçambicano, sob o lema “Por  uma qualidade de  vida comunitária por excelência”.

O acto, entre diversas individualidades, contou com a participação do Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, os vice-reitores, Prof. Doutor Liphola e Profa. Doutora Sónia Maciel, corpo directivo da Faculdade de Ciências de Saúde, estudantes do curso de medicina e convidados.

Na ocasião, o director adjunto-pedagógico da FCS, Dr. Alarquia Saide, referiu que o dia do Médico Moçambicano é comemorado num momento em que a Faculdade de Ciências de Saúde já lançou ao mercado de trabalho um pouco mais de 120 profissionais, contribuindo no desenvolvimento do país e serviços prestados com competência nas unidades sanitárias nacionais e estrangeiras.

Alarquia, salientou ainda que a data hoje comemorada, é importante por proporcionar a reafirmação do compromisso do médico para com o Homem, a Medicina e o Médico Moçambicano.

Por seu turno, o reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco, fez menção a necessidade urgente de ressignificar a condição de ser médico “e isso deve acontecer nos dois sentidos. De fora para dentro, devolvendo o prestígio e o reconhecimento público que esta nobre profissão exige. Mas, sobretudo, de dentro para fora, com cada um tomando maior consciência sobre a profissão que escolheu, sobre o trabalho que realiza, sobre os princípios que o devem mover, sobre a motivação que o deve alimentar e sobre o significado profundo da vida humana”, disse.

O evento, para além de actividades culturais, como canto e dança e teatro, contou com apresentação de palestras e momento de debate.