Universidade Lúrio

Workshop sobre a Tradição do Mussiro na Ilha de Moçambique

No âmbito das comemorações do 10° aniversário da Universidade Lúrio e do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, a FCSH-Unilúrio promoveu no passado dia 29 de Junho um workshop e desfile de pinturas faciais com Mussiro na Fortaleza de S. Sebastião - Ilha de Moçambique. Servindo-se da ocasião para sensibilizar a comunidade de Ilhéus, a resgatar alguns hábitos e costumes que muito os caracterizam e identificam, mas que pouco a pouco vão desaparecendo com a modernidade.

O Workshop subordinado ao tema: A Tradição do Mussiro na Ilha de Moçambique, realizou-se na Fortaleza de São Sebastião e contou com a presença dos dirigentes de diversas instituições, estudantes, comunidade académica e local da Ilha de Moçambique, foi um evento, bastante concorrido, cheio de humor e actividades culturais.

No Workshop, houve apresentação de trabalhos sobre os aspectos botânicos da planta do Mussiro; que teve como orador Msc Jiel Chilaúle, Benefícios das aplicações dermo-cosmética do Mussiro, a oradora foi Karine Van De Pitt do Belmoz e o ultimo mas não menos importante foi o Msc Maurício Règulo que falou das pinturas com o Mussiro no contexto das práticas étnicas e culturais da Ilha de Moçambique.

A última parte do evento, foi o desfile e concurso de pinturas faciais com o mussiro, os concorrentes (homens e mulheres) de diferentes instituições de ensino, desfilaram sua classe com diferentes pinturas e formas de amarrar a capulana, no final os melhores foram premiados.

Em primeiro lugar destacou-se a estudante Eunice Ângelo, do curso de Desenvolvimento Local e Relações Internacionais, em segundo, pela sua performance e toque masculino destacou-se o estudante Momade Mularanja também do mesmo curso e em último ficou a estudante Ancha Bacar do curso de Turismo e Hotelaria.

Espera-se que mais eventos do género, venham acontecer frequentemente e tragam resultados satisfatórios, com vista a contribuir na preservação da cultura dos ilhéus, desenvolvimento e crescimento da indústria turística e hoteleira na Ilha de Moçambique. E acima de tudo, fazendo valer o slogan da FCSH: Muhipiti, num oceano de ciência, cultura e oportunidades.

 

    

Contacte-nos

Campus de Marrere
Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula.

  • +258 26 218250

sinema izlefilm izleswefilmPutlocker

Recursos

Laboratórios
Centros de Pesquisa
Pessoal

istanbul real estatecappadocia tours

kostenlos live stream

Empresas Incubadas

Centro de Estudos Interdisciplinares - Lúrio
Agarwal Eye Hospital- Hospital de Olho
Centro de Estudo e Serviços de Arq. e Planeamento
Centro Infantíl Marrere Sonho Azul
Escola Primária Jóias do Lúrio
Posto Médico da Faculdade de Ciências de Saúde