Faculdade de Ciêncais Sociais e Humanas

A Faculdade de Ciências Socias e Humanas, abreviadamente designada FCSH, é uma Unidade Orgânica de Ensino da Universidade Lúrio, vocacionada a formação superior e goza de autonomia científica, pedagógica, cultural e de gestão administrativa e financeira, nos termos da legislação aplicável em geral, dos estatutos e da regulamentação interna da Universidade Lúrio.

Localizada na Ilha de Moçambique, a FCSH reveste-se de grande importância para a UniLúrio, pelo facto de permitir, por um lado, a expansão das suas áreas de actuação (Ciências Naturais e Exactas) e, por outro, o alinhamento da natureza histórica e cultural da “Fortaleza São Sebastião” com a área científica que se pretende enveredar.

A FCSH iniciará iniciou as suas actividades ministrando dois (2) Cursos, nomeadamente, (i) Turismo e Hotelaria e (ii) Desenvolvimento e Relações Internacionais, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa e, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril, ambas da República Portuguesa.

Ao instalar a FCSH na Ilha de Moçambique, a UniLúrio cumpre a sua missão educadora e promotora do desenvolvimento das comunidades baseadas na ciência, no rigor e no compromisso, através do aproveitamento inteligente e sustentável dos recursos locais.

PROF. CAMILO FRANCISCO CUNA

(Director da Faculdade)

PERFIL

Nascido em Lourenço Marques (Cidade de Maputo) aos 07 de Setembro de 1965, ingressou na UniLúrio em 2008. Docente das cadeiras de Ética e Deontologia Profissional, Bioética e Orientação Profissional e Português na Faculdade de Ciências da Saúde até 2016, desempenhou, na Reitoria a função de Director de Cultura e Desporto, desde 2012 até 2016. Em 2017, com o início de actividades da nova Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Ilha de Moçambique, passou a integrar a equipa desta unidade orgânica, como docente de Técnicas de Expressão e Comunicação 1 e 2, assim como de Legislação e Ética no Turismo.

Concluiu o Doutoramento em Ética Teológica na Universidade Lateranense (Itália) e possui ainda um Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas pela Universidade de Aveiro, em 2014. Com interesse "apaixonado" pela Música (composição), criou a primeira Tuna Académica da Universidade Lúrio (na FCS em 2008), as de Pemba e Unango em 2012 e 2013, respectivamente, e a da FCSH em 2017. É o primeiro compositor de Hino de IES em Moçambique.

No seu trabalho na FCSH pretende dar a sua máxima contribuição para a formação humana, muitas vezes negligenciada, nos dias de hoje, além da formação académica dos futuros profissionais.

UniLúrio

• Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula