Slide item 1
Notícias

Reitor reúne-se com estudantes de grupos culturais

O Magnífico Reitor da Universidade Lúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, reuniu-se nesta quinta-feira, 8 de Março, com diversos estudantes representantes de grupos culturais, das Faculdades de Engenharia (FE) e de Ciências Naturais (FCN), no pólo de Pemba, para auscultar e traçar planos e metas ao nível universitário.

Na ocasião, Francisco Noa, em conversa aberta com os estudantes, alertou o facto de a universidade ser um local onde se deve aprender a ser e estar, para que se adquira o diploma da vida que será uma porta para saber ser e saber estar com os outros.

Noa vai mais longe ao esclarecer que o propósito do ensino não é dar certificado, mas sim, dotar os estudantes de técnicas e ferramentas que os possibilite ler os diversos cenários da vida. Nesse contexto, o Magnífico Reitor louvou o trabalho realizado pelos grupos culturais, que colocam o nome da universidade no patamar internacional, apesar de não haver muitos recursos para a sua promoção.

Realçando o pensamento do Reitor segundo o qual é preciso capitalizar as actividades das faculdades, tendo em conta que os grupos culturais e desportivos fazem parte da bandeira da UniLúrio, Ricardo Mateus Nhamúxue, actor do grupo teatral e coral, explicou a necessidade de identificação dos grupos culturais e desportivos, criando espaços para difundir no meio externo as actividades realizadas.

Nhamuxúe defende a necessidade de criação de intercâmbios entre os pólos para permitir a troca de experiencias no seio da universidade. Este pensamento é também partilhado pela vice-coordenadora da cultura da FCN, Mariamo Tarcísio Abibo, que defende a necessidade de garantir transporte para os membros dos grupos, bem como a promoção de intercâmbios culturais em diversas perspectivas.

Face às dificuldades expostas, o Magnífico Reitor desafiou os estudantes e representantes dos grupos culturais e desportivos, a encontrar soluções conjuntas que dinamizem as actividades da universidade e abram portas para um futuro mais risonho, onde a academia se alicerce não apenas na ciência e pesquisa, como também nas diferentes manifestações culturais.

        

Importa referir que o Reitor desafiou os membros dos grupos teatrais, dança, banda, desfile e poesia, a fazer mapeamento das formas como cada área cultural deve actuar, de forma a fazer conexão destas actividades com o ensino e pesquisa no seio da universidade.

 

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz

Saiba como chegar

Top