Slide item 1
Notícias

FCSH debate sobre importância do teatro

Foi realizada na última terça-feira, dia 27 de Março, no Salão Nobre do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, a abertura do ano académico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade Lúrio (UniLúrio).

A aula inaugural, que se insere na celebração dos 200 anos da Ilha de Moçambique, esteve subordinada ao tema “Importância do teatro na cultura e no desenvolvimento da sociedade”, e teve como oradora Manuela Soeiro, Fundadora e Directora do grupo teatral Mutumbela Gogo.

Falando sobre o evento, o Presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Saíde Amur Gimba, congratulou-se com a UniLúrio, pelo facto desta instituição do ensino superior estar preocupada, através do ensino, com a promoção do turismo (em particular na Ilha de Moçambique), a criação de mecanismos para a solução dos problemas básicos da população daquela urbe, para além de reactivar debates sobre a cultura moçambicana.

Segundo a Vice-Reitora Académica, Prof. Doutora Sónia Maciel, a criação da FCSH insere-se na perspectiva de desenvolvimento da comunidade local, que passa pela promoção da cultura e turismo, preservação e promoção do património cultural, bem como na formação de profissionais de qualidade.

Segundo a chamada “mãe do teatro moçambicano”, Manuela Soeiro, Fundadora e Directora do grupo teatral Mutumbela Gogo, com mais de 100 peças teatrais produzidas, disse que o teatro é uma escola para a sociedade, pois interpreta o mundo, seus hábitos e fundamentos.

Para a oradora, é preciso que se perceba a importância do teatro na educação e nas relações humanas, na cultura e na identidade, uma vez que ele é, sem dúvidas, um grande influenciador da política e da educação.

Manuela Soeiro, sublinhando a importância do teatro na mudança de comportamento, disse que o teatro “é uma arma estratégica para a mudança de mentalidade”.

  

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz

Saiba como chegar

Top