Slide item 1
Reitor e Vice-Reitores

Vice-Reitor para área Administrativa

Prof. Doutor MARCELINO LIPHOLA

 

Marcelino Marta Liphola nasceu a 15 de Maio de 1959, no posto administrativo de Diaca, distrito de Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado. É Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva pela Ohio State University, em Columbus, Estados Unidos da América em 2001. Obteve o grau de Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, Brasil, em 1991. É Bacharel em Ensino de Português e Inglês, grau conferido pela Universidade Eduardo Mondlane, em 1985.

Marcelino M. Liphola fez os estudos primários nos Centros Pilotos de Nangade e de Maguiguana, nas zonas libertadas da província de Cabo Delgado, até 1973. Nos anos subsequentes prosseguiu os estudos secundários na Escola Secundária da FRELIMO de Bagamoyo, na República Unida da Tanzania e na Escola Secundária da FRELIMO de Ribáuè. Em 1981, integrou o primeiro grupo de alunos das Escolas Secundárias da FRELIMO para frequentar o ensino pré-universitário na Escola Secundária Samora M. Machel na cidade da Beira, donde viria a ser transferido para frequentar a 11ª classe na Escola Secundária Francisco Manyanga em Maputo, em 1982. 

Liphola inicia a sua carreira académica em 1985, altura em que foi sucessivamente Assistente Estagiário, tendo passado a 2º Assistente, Assistente e Professor Auxiliar. Marcelino Liphola é Docente e Investigador universitário, tendo leccionado dentro e fora do país, com maior interesse para as áreas de Linguística, Ensino de Línguas moçambicanas e Política Linguística. É docente e regente das disciplinas de Fonologia, Fonética, Interface Sintaxe-Fonologia e Fonologia e Morfologia das Línguas Bantu, áreas em que publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais e alguns livros.

Marcelino Liphola desempenhou várias funções de direcção e chefia, incluindo a gestão política, académica e administrativa, com destaque para as funções de Vice-Ministro dos Combatentes (2010-2015), Director do Centro de Estudos Africanos (CEA), UEM, (2003-2007), Director do Centro de Estudos de Línguas Moçambicanas (NELIMO), (2002-2007), Director do Curso de Linguística (1992-1994), entre outras.

Marcelino foi e é colaborador de várias instituições que actuam nas áreas de ensino e pesquisa, tais como Associação Progresso cuja vocação é a produção de livros e materiais para o Ensino Bilingue em Moçambique e de produção de vários artigos científicos de áreas de especialidade. Foi nessa base em que Marcelino Liphola foi membro das Organizações Internacionais tais como Trust Fund Board do MISA Regional; membro do Council for the Development of Social Sciences Research in Africa (CODESRIA), 2003-2007, Membro da Linguistics Association of Southern African Universities (LASU) desde 2002 e membro de American Congress on African Linguistics (ACAL), desde 1998. 

Na sua carreira, Liphola recebeu distinções e louvores, incluindo Louvor do Conselho Universitário da UEM pelo empenho em prol do desenvolvimento da instituição (2009) e Diploma de Honra de melhor estudante da Faculdade de Educação da UEM (1984).  

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz
wowcappadocia.computlockerstoworldfmovies

Saiba como chegar

Top