Slide item 1
Notícias

UniLúrio acolhe encontro do programa Twinning

A Universidade Lúrio (UniLúrio), através do CADI (Centre for Academic Development and Innovation), acolheu, na última quinta feira, 31 de Outubro, no campus de Marrere, uma palestra do Programa Twinning, evento que contou com a presença do Dr. Tobias Green, representante da Kings College London, e de uma vasta equipa de participantes vindos de diversos quadrantes do mundo, onde o projecto está representado, incluindo Moçambique que é um pais anfitrião.

A Vice Reitora académica, Professora Sónia Maciel, na sua mensagem, enalteceu o a papel de cada um dos presentes, na esperança de que o Workshop possa trazer bons resultados.

Na prossecução da sua intervenção, fez uma breve descrição do historial do surgimento da Kings College, o seu envolvimento com as universidades europeias e as Africanas. Falou do relatório das Nações Unidas publicado recentemente, que, de entre vários pontos, se refere ao aumento do índice de pobreza em Moçambique que passou dos 55% para os actuais 60%, acompanhado do estado de desnutrição cronica que assola a região norte de moçambique local onde neste momento decorre o Workshop. 

Sónia Maciel Mencionou o interesse da organização em relação a capacitação das universidades africanas incluindo a UniLúrio, através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Ilha de Moçambique na implementação de projectos, estabelecendo redes de investigação de interesse em estudo nas áreas de Ciências Sociais e Humanas no desenvolvimento das sociedades.  

  

Tobias Green, que apresentou o tema sobre a “Importância das ciências Sociais e Humanas no âmbito da aplicação prática das ciências exatas”, começou por se referir ao artigo publicado pelo Professor Carlos Cardoso da Universidade de Amilcar Cabral de Guine Bissau e que abordava sobre o pensamento crítico que as ciências sociais oferecem para a transformação do contexto atual para sustentar o seu tema. Aliás, Green falou ainda da Historia e do papel das ciências Socias nos programas de desenvolvimento, da importância e relevância das mesmas numa situação pós-colonial em relação a cultura e Língua.

Na ocasião, o Prof. Salavessa, Coordenador do Projecto UniLúrio Support to Skills Development for Agriculture and Industry Project (SSDAIP), explicou o facto de aUniversidade Lúrio estar, durante muitos anos, a formar técnicos e muito recentemente abriu a da Faculdade de Ciências Socias e Humanas – Ilha de Moçambique a qual foi o diretor. Tal menção surge para justificar o comprometimento da universidade com a busca da excelência no ensino.

Por outro lado, Professora Marta Mendonça da UEM, explicou que um docente, nos seus conteúdos programáticos, deve fazer a ponte entre o conteúdo e as Ciências Sociais tendo em conta o domínio cognitivo, afetivo -  tal perspectiva alicerça-se na unanimidade dos participantes ao afirmar que as Ciências Sociais não são só abstratas, poisa sua compreensão também é abstrato.   

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz
wowcappadocia.computlockerstoworldfmovies

Saiba como chegar

replica watches
Top