Slide item 1
Notícias

UniLúrio fortifica os laços com antigos estudantes

No âmbito do programa dos ALUMNI, antigos estudantes da Universidade Lúrio (UniLúrio), entramos em contacto com um antigo estudante para nos falar de suas experiências profissionais e também um olhar sobre o seu percurso académico. Acompanhe a nossa breve conversa, em forma de entrevista.

Departamento de Comunicação e Imagem (DCI): Pode nos falar da sua passagem pela UniLúrio?

David Magonagona (DM): Fui licenciado em Farmácia pela Universidade Lúrio, tendo frequentado o curso no Campus de Marrere, em Nampula. Foi um grande aprendizado viver no seio académico, durante os cinco anos (2015-2019), período previsto no currículo para o mesmo.

DCI: Que impactos isso teve no seu processo de ensino e aprendizagem?

DM: A minha passagem pela Universidade Lúrio, foi uma experiência que devia, necessariamente,  passar por ela em prol da minha formação profissional, social e da pessoa humana. 

DCI: Quais os grandes marcos relativos à sua formação?

DM: Hoje, sou um profissional de Saúde, Farmacêutico, dotado de conhecimentos técnico-científico, ético e humano graças a Universidade Lúrio, através da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), corpo docente, currículo e das estratégias de uso e aproveitamento dos recursos para fins didáticos e práticos (pesquisas centradas no estudante). Uso esses conhecimentos para responder às preocupações da sociedade, fazendo mais pesquisas cientificas, indicações terapêuticas e farmacológicas, para prevenir ou curar doenças humanas.

DCI: Nos fale dos momentos na UniLúrio.

Durante a formação, foram muitos momentos vividos, os quais fizeram perceber de que “os eventos académicos são os maiores agressores mentais que existem e, para vencê-los não se deve andar isolado”.

DCI: Devem existir realizações impactantes que te marcam.

Ser eleito como Chefe da Turma e Presidente da Associação dos Estudantes da UniLúrio, foram um dos marcos a quando da minha formação académica e profissional. Constituir elo de ligação entre os estudantes e docentes, direção das Faculdades e Universidade foi um dos desafios mais impactantes.

Sou feliz em fazer menção a algumas realizações, como a de ter dirigido a materialização de duas feiras de saúdes, protagonizada pelos estudantes onde uma delas foi a “Feira Beneficente" a favor dos nossos cocidadãos assolados pelo ciclone IDAI Na zona Centro do Pais. Estreitou-se também a comunicação e intercâmbio para área cultural, desportiva e científica, entre as universidades estatais e privadas como a UEM, UP, UCM, Politécnica, entre outras. Reforçou-se a consciencialização de que o respeito, comunicação, partilha e empatia são fundamentais para o crescimento académico e profissional de toda pessoa humana e que juntos somos fortes.

DCI: Que olhares, análises e perspectivas deixa para a UniLúrio?

DM: Por estas e mais experiências que passei, na Universidade Lúrio, faz-me sugerir a Universidade para que constitua a LIDERANÇA como uma das cadeiras para todos cursos por ela ministrados, visto que a liderança é uma competência que não tem fronteiras e em necessária para o alcance rápido e inteligente de qualquer objectivo duma pessoa humana ou jurídica.

DCI: Fazendo uma ponte entre o aprendido na universidade e a prática, pode-se dizer que a UniLúrio lhe preparou para o mercado com qualidade?

No contexto actual, para o nosso pais, engessar para uma universidade é uma dádiva e oportunidade para pertencer a classe da minoria informada e a classe de pessoas pensadores-promotores de soluções resolventes dos problemas que apoquentam a sociedade, alias, ingressar na UniLurio significa inscrever-se para uma responsabilidade e compromisso baseado no conhecimento que através dele ostentara. Portanto, aconselharia aos estudantes a mostrar tudo o que sabem e explorar tudo o que podem por forma a censurar para tornar profissional produtivo e acete na sociedade cientifica, alfabetizada e não alfabetizada. Aos que ainda não ingressaram, aconselho com viva voz e por experiência própria a se junta a essa MINORIA e que só assim é que o país passará a ter uma MAIORIA de analistas, pensadores e executores em prol do seu desenvolvimento.

Do momento, sou um oficial e quadro das Forcas Armadas de Moçambique, presto serviços Farmacêutico, área na qual fui licenciado pela UniLurio, no Hospital Militar de Maputo. Por uma questão de segurança do estado, não posso avançar sobre mais partes do meu trabalho.

Fui também Champion Júnior, programa dirigido pela Dra. Anifa, a Assessora Financeira do Magnifico Reitor. Estou, Junto do Professor Doutor Fernando Mitano, a prontificar um artigo cientifico para sua publicação em breve.

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz
wowcappadocia.computlockerstoworldfmovies

Saiba como chegar

Top