Slide item 1
Notícias

UniLúrio entre universidades vencedoras do Knowledge Exchange Awards 2020

A Universidade Lúrio (UniLúrio), juntamente com a Universidade de Cambridge o Instituto de Pesquisa e Inovação Tecnológica do Botswana, a Cambridge Enterprises e a Universidade da Namíbia, foi galardoada com o prémio de melhor equipa do ano nos Knowledge Exchange (KE) Awards 2020, pela iniciativa de promoção do impacto do conhecimento gerado pelas Universidades na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), através de parcerias Academia-Indústria.

Abordando a necessidade de desenvolver pesquisa e capacidade tecnológica na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a equipa desenvolveu uma acção e definiu estruturas e práticas de troca de conhecimento entre a Academia e a Indústria, propícias à prosperidade local.

O avanço desses ecossistemas de inovação da academia e da indústria é importante para as instituições de ensino superior que buscam gerar impacto nessas regiões, como observam as análises dos subsídios do Newton Fund e do GCRF, o fracasso em lidar com a difusão da inovação nos países alvo é um grande obstáculo para alcançar as metas definidas nos financiamentos atribuídos para o seu desenvolvimento.

A equipa internacional de troca de conhecimento do Reino Unido, Botsuana, Moçambique e Namíbia co-criou e deu a iniciativa - convocando mais de cinquenta colaboradores de dez instituições de pesquisa e dezassete casos reais de troca de conhecimento da SADC sobre aquicultura, agricultura, tratamento de água, conservação, clima mudança e abordagens tecnológicas e indígenas baseadas em conhecimento à saúde.

O programa foi iniciado por um workshop no Botsuana que definiu prioridades de infra-estrutura e políticas para a identificação, protecção e aplicação eficientes de inovações promissoras na SADC e para a criação de capital humano, social e cultural local.

Uma experiência relevante em torno da economia, política de inovação técnica e política industrial para o desenvolvimento, ferramentas de pesquisa abertas e modelos de projectos de investigação com impacto social e, desde então, a equipa fortaleceu seus escritórios de troca de conhecimento, apoiou os inventores na comercialização e estabeleceu o treinamento empresarial. Isto, por sua vez, conduziu um segundo workshop em Cambridge, focado nas práticas de comercialização e troca de conhecimento, e estabeleceu uma base para a implementação das inúmeras oportunidades identificadas de colaboração SADC-Cambridge - nomeadamente em torno de sistemas de produção microbiana de energia electroquímica e na remediação de água. O design inovador da iniciativa também motivou a consulta da Innovate UK e já foi implantado em outros lugares.

A equipa de intercâmbio de conhecimentos continua a actuar como uma rede para a implementação de projectos de pesquisa colaborativos que respondam às necessidades de desenvolvimento da África Austral e, na promoção de modelos de intercâmbio de conhecimentos que podem responder adequadamente às prioridades de desenvolvimento da região.

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz
wowcappadocia.computlockerstoworldfmovies

Saiba como chegar

Top