Slide item 1
Notícias

“Abecedário da saúde” chega ao ensino primário e secundário

Foi lançado nesta terça-feira, 02 de Outubro, no Campus da Universidade Lúrio (UniLúrio), em Marrere, o “Abecedário da saúde”, um livro composto por trinta páginas, com teor didáctico e ilustrativo, que visa impulsionar mudanças de comportamento dos indivíduos e das crianças, em particular, sobre os cuidados a ter em relação a saúde.

Prefaciado pela Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, que qualifica a obra como valiosa, tendo em conta o seu contributo para o desenvolvimento do sistema educativo no que se refere a melhoria dos níveis de produção, uso e aquisição dos alimentos nutricionais, o “Abecedário da saúde” surge, de certa forma, como desafio para que a sociedade perspective os seus modos e costumes.

Falando na ocasião, o Magnífico Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, disse que o Manual “vai ajudar a chamar atenção de todos sobre a necessidade de protecção do meio ambiente” e que a educação era a ferramenta principal para fazer chegar a mensagem aos cidadãos.

Francisco Noa explica que “todos os projectos que têm a ver com educação são projectos nobres porque estamos a preparar o cidadão do futuro”. Tal afirmação revela o facto de o manual ser uma ferramenta rica em assuntos ligados a higiene pessoal, defesa do meio ambiente, e acima de tudo para a construção de um indivíduo capaz de definir-se no seio de uma colectividade que denominamos de “sociedade”.

Por seu lado, o Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Nampula, Júlio Mendes, não escondeu a satisfação do sector da educação com o lançamento do manual, pois segundo ele “qualquer acção que lida com educação é uma grande preocupação do governo”.

  

Júlio Mendes, que se congratula com a UniLúrio por destacar-se no ensino, chama atenção a necessidade de fazer da educação um pilar para o desenvolvimento do país, e acredita que o “Abecedário da saúde” surge como instrumento indispensável para ajudar os alunos a melhor perceber as matérias ligadas a saúde, e o professor no processo de ensino e aprendizagem.

Na voz da mentora do projecto, Marilena Strei agradeceu a UniLúrio pela entrega e abertura de possibilidades para a viabilidade do projecto que servirá, inquestionavelmente, para a fortificação do ensino, criando facilidades para melhor percepção por parte dos alunos, uma vez que o livro traz consigo ilustrações que servirão de atractivos na captação da atenção dos aprendizes.

Os desenhos patentes no manual, destinado ao ensino primário e secundário, são da autoria do renomado Justino Cardoso, o qual não consegui conter a sua emoção pelo lançamento do “Abecedário da saúde”, numa altura em que comemora quarenta anos de sua carreira, contados a partir dos sete anos, altura em que o artista se entregou ao desenho. Enquanto discursava, olhando para o manual, Cardoso deixou ficar o seu sonho de um dia poder transmitir aos mais novos o seu saber, através de aulas práticas que permitam transmitir seu conhecimento a futuras gerações.

  

 

UniLúrio

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz

Saiba como chegar

Top