Slide item 1
Notícias

Faculdade de Ciências Naturais lança o livro Intitulado “Ibo uma Ilha entre a Natureza e a Cultura”

Decorreu na sexta-feira passada, dia 5 de Fevereiro de 2021, no Pôlo de Pemba, a cerimónia de lançamento do livro intitulado “Ibo uma Ilha entre a Natureza e Cultura. O evento contou com a presença da Magnífica Reitora da Universidade Lúrio, Professora Doutora Engª. Leda Hugo, representantes do governo, representantes da Embaixada da França, parceiros de Cooperação, Docentes e Membros do Corpo Técnico Administrativo.

Este é um produto que resulta de uma pesquisa realizada em 2017, por 10 autores (docentes da FCN e Conservacionistas Franceses), publicada em 2020 em três idiomas (Português, inglês e francês) e contou com o apoio financeiro da Embaixada da França em Moçambique e do Conservatório do Litoral Francês, Universidade de Mayotte.

No seu discurso a Magnífica Reitora, explicou que como académia, a obra “representa uma grande contribuição e a participação da Faculdade de Ciências Naturais no reforço do conhecimento comum, sobre a biodiversidade da Ilha do Ibo, compreensão de fenómenos e funcionamento dos ecossistemas”, bem como a maneira como estes se entrelaçam para criar uma incrível riqueza natural e cultural, únicos da Ilha do Ibo,”.

E em representação do Secretário de Estado, o dr. Rogério Jaime, espera que a obra contribua para manter preservado o mosaico natural, socio-cultural da Ilha e encoraja que mais estudos possam ser traduzidos em obras desta natureza para a contribuição de conhecimento científico no país em especial na província de Cabo Delgado.

A obra traz diversas constatações de espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção na Ilha do Ibo, em Cabo Delgado e apela para que haja medidas no sentido de resolver o problema.

Entretanto, além do risco de extinção, os pesquisadores descobriram igualmente que não existe uma informação actualizada sobre o estado de conservação de mais de 50 espécies animais e vegetais, que estão na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza.

Além da biodiversidade, o estudo incluiu ainda uma pesquisa sobre a cultura da Ilha do Ibo, um local histórico e um dos patrimónios da humanidade escolhidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O evento culminou com a venda e sessão de autógrafos e que 20% das receitas provenientes da venda da obra será canalizada para a implementação de projectos comunitários na Ilha do Ibo.

Contacte-nos

Campus de Marrere

  • Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 - Nampula
  • Telefone: +25826218250
  • Email: info@unilurio.ac.mz
wowcappadocia.com

Saiba como chegar

replica watches
Top
hacklink al hack forum iyi oyun izle narcos izle karlar ülkesi 2 izle nulled scriptsdosya yükletotobowordpress nulled themes